Emagrecer custa caro?
Assessoria Mente em Forma - 14/05/2021 - 11h24
Em recente matéria divulgada num programa de TV, a repórter estava em uma farmácia falando sobre produtos para emagrecimento. Segundo ela, “emagrecer custa caro. Os preços dos produtos diet, light, fitness e coisas do gênero são bem altos!” Temos algumas questões relevantes a observar na afirmação da repórter. Emagrecer não custa caro, a menos que a pessoa queira se iludir com produtos industrializados.
Segundo o psicólogo especialista em emagrecimento Roberto Garcia, “para alcançar o peso ideal, é preciso trabalhar a mente”. Ou seja, não adianta sair por aí comprando todos os produtos da linha emagrecedora se a mente não estiver fortalecida para resistir às tentações e não mantiver o ânimo necessário para encarar a disciplina de uma vida saudável. O próprio Roberto Garcia sofreu na pele essa situação, pois desde criança precisou lidar com o sobrepeso. “Quando me formei em psicologia, aprendi que a forma como eu penso faz toda a diferença. E me dedicando a estudar ainda mais o comportamento humano, percebi que para emagrecer eu precisava, antes de tudo, trabalhar a minha mente, pois era ela que produzia pensamentos que me faziam desistir da dieta.”
Camila Ricioli, especialista em nutrição funcional – aquela que ajuda as pessoas a encontrarem equilíbrio do organismo através de dietas baseadas nas necessidades nutricionais de cada paciente –, afirma que muita gente cria uma imagem negativa em relação à alimentação e isso é um erro. “Não é preciso tratar os alimentos como vilões e se despedir deles. O primeiro passo para uma dieta saudável é ter uma boa relação com a comida, conhecendo o próprio corpo e sabendo que o desejo de comer está sempre associado a alguma emoção”. Daí a necessidade de fortalecer a mente para conhecer suas emoções e, consequentemente, suas reações, dominando-as para manter a linha.
Enfim, para quem acha, ainda assim, que emagrecer custa caro, fica a dica: mais caro ainda custa viver à base de remédios e consultas médicas, sem saúde, até culminar numa fatalidade.